A maior página da Bíblia do mundo foi impressa na Alemanha para celebrar os 625 anos do nascimento de Johannes Gutenberg, o inventor da imprensa. Foi graças à invenção de Gutenberg que a Bíblia pôde ser impressa pela primeira vez em 1456, marcando o início de sua disseminação por toda a Europa e, posteriormente, pelo mundo, em línguas acessíveis às populações.
No dia 26 de abril, na cidade de Mainz — local de nascimento de Gutenberg —, a Sociedade Internacional de Gutenberg realizou a impressão histórica da primeira página do Evangelho de João, com impressionantes 35 metros quadrados de área.
Segundo Markus Kohz, um dos responsáveis pelo projeto, a impressão utilizou um bloco de madeira com 5 metros por 7,20 metros, criado a partir dos maiores rolos de papel industrial disponíveis. A montagem da página envolveu doze blocos de madeira esculpidos com tecnologia 3D. Um carro foi utilizado como prensa, passando por cima dos blocos para aplicar a tinta sobre o papel. No final, os rolos de papel foram fixados nas extremidades da estrutura para completar o processo.
A impressão levou cerca de três horas e, apesar de apresentar algumas falhas — como pequenas falhas de tinta causadas pela passagem irregular do carro —, o feito foi celebrado como uma verdadeira obra-prima. A produção recebeu o nome de “Bíblia de Shuckburgh” e foi exibida na abertura do Verão Cultural da Renânia-Palatinado, festival que ocorre de abril a outubro na Alemanha.
Durante o evento, uma segunda página foi impressa com a participação do público, que pôde vivenciar cada etapa do processo, incluindo a aplicação da tinta com o carro.
Leave a Reply